sexta-feira, 25 de julho de 2008

Já sei que andam todos desertos pelos pormenores dos meus voos...

Pronto pronto, eu conto! Ai ai, o meu coração de manteiga! Eheheheh!
Bem, depois de esperar aqueles dias todos para que me fossem atribuidos os voos, finalmente isso aconteceu! No domingo passado ligaram-me a dar então os voos! Primeiro voo, Sanaa, no Yémen, logo no dia seguinte, segunda feira, e o segundo voo, na terça, para Damasco, na Síria.
Para o primeiro voo, a hora do pick-up era as 4.20 da manhã! Acordei eram 3.10, para me despachar, fazer a barba, vestir, essas coisas! Apanhei o autocarro para o CBC (Crew Briefing Center), fiz o sign in e fui para a sala onde ia ter o briefing. Antes de qualquer voo há uma reunião entre todo o pessoal de cabine (os comissários e as hospedeiras) para discutir o serviço, procedimentos de segurança, falar sobre o voo, etc. Depois do briefing, apanhamos novo autocarro, que nos leva para o avião, onde começamos o trabalho propriamente dito! Como era o meu primeiro voo, não me foi atribuida um posição de responsabilidade (as posições junto as portas). Pediram-me que prepara-se um carrinho com jornais, para os passageiros escolherem quando entram para o avião. Depois foi distribuir phones e cobertores por todos os lugares. Mal dei por isso, já os passageiros estavam a entrar. Aí é quando pomos o nosso melhor sorriso, e os ajudamos a encontrar o lugar, às vezes a pôr a bagagem de mão nos compartimentos por cima dos bancos, essas coisas! Ainda os passageiros estavam a acabar de se sentar, e já estavam a dizer-me para ir para o cockpit! Fui o mais depressa possível, mas não é fácil! Experimentem vestir uma farda de comissário e tentar atravessar um avião duma ponta à outra cheio de passageiros que acabaram de entrar... Lá cheguei ao cockpit, sentei-me, e o piloto explicou-me como funcionava a mascara de oxigénio, e como funcionam as janelas que são saídas de emergência. Depois apertei o cinto de segurança e esperei! O taxi começou logo depois. Taxi é quando o avião se desloca do sítio onde está parado até à pista para levantar voo, ou vice versa, quando aterra e sai da pista até ao sítio onde vai estacionar. Normalmente o taxi parece uma eternidade, principalmente para um supy no cockpit no seu primeiro voo! Ah, supy sou eu! Os dois primeiros voos são chamados de supy flights, vem de supernumerary flight, uma espécide de voo de estágio. Temos de fazer dois voos supys, um em Airbus, e outro em Boeing. O meu primeiro voo supy foi num Airbus 330-200. Confesso que esperava que fosse mais emocionante levantar voo no cockpit, ou aterrar, apesar de aterrar ser de facto mais giro, mas mesmo assim, não é nada de especial! Depois de levantar-mos voo, voltei para a classe económica para começar a trabalhar. Adorei! Ajudei a distribuir refeições, ajudei a servir bebidas, recolhi tabuleiros, fiz limpeza, que neste caso é simplesmente voltar a atras e recolher copos, ou chávenas que tenham ficado. Quando dei por isso, estavamos já em fase de descida para aterrar, altura em que tenho de correr novamente para ao cockpit. Como já disse, a aterragem é mais gira, mas mesmo assim, nada por aí além!
Depois de pararmos, quando pude sair do cockpit, já os passageiros estavam a sair, por isso fiquei ali, na porta da primeira classe, com o meu fantastico sorriso, a dizer adeus aos passageiros! Quando sairam todos, é a altura em que podemos descansar um bocadinho e comer qualquer coisa, isto enquanto o pessoal da limpeza anda a limpar a cabine. Depois foi novamente altura de preparar jornais (para os passageiros que iam de Sanaa para o Dubai), distribuir mais alguns phones, e ops, já estão os novos passageiros a entrar! Mais sorrisos, e nova corrida para chegar ao cockpit a tempo! Só podia entrar no cockpit até certa altura, uma vez que depois eles não podem ser interrompidos, porque estão a fazer uma serie de testes, e verificações para a descolagem. Mas consegui sempre chegar a tempo, e ver as descolagens e as aterragens. O voo de volta, foi basicamente o mesmo, o mesmo serviço, fiz as mesmas coisas, processou-se da mesma maneira! Finalmente cheguei a casa e pude descansar!
Dia seguinte, segundo voo supy, para Damasco. O pick-up era as 4.30! Dois voos cedo, em que tive de acordar cedissimo! Mas não me importo! Este voo foi basicamente igual, com a diferença que eu não era o único supy, por isso eu levantei do Dubai e aterrei em Damasco no cockpit, e o outro fez o contrário. Foi quando experimentei aterrar e levantar no meu lugar de comissario, e gosto mais... O voo em si também foi igual, os passageiros foram simpáticos, a equipa também super simpática, mas o avião era o Boeing 777-300, um avião enorme, leva imensos passageiros (320 em económica!), e para Damasco ia cheio... foi imenso trabalho, sem parar! Mas à volta vinha com 100 passageiros em económica, por isso foi super calmo! Também, a galley (a cozinha do avião) é bem maior no Boeing do que no Airbus! A galley do Boeing é maior que algumas cozinhas de colegas meus! Por isso o trabalho na galley é mais fácil!
Duma maneira geral, adorei os meus primeiros voos. Aliás, adorei de todas as maneiras! Entretanto já fiz o meu primeiro voo operacional. Foi ontem!
Ontem tive um voo para Riade, Arábia Saudita. Felizmente desta vez foi um voo ao fim da tarde, e o voo de volta foi já de noite. Desta vez atribuiram-me uma posiçao principal! Tive de operar uma porta. Neste caso nem foi muito, so armar e disarmar a porta, mas seja como for, é muita responsabilidade! Estava nervoso, mas safei-me bem! E o serviço foi super rapido, porque os voos foram so de hora e vinte, passaram super depressa, mas deu para fazer o que tinhamos de fazer! E correu bem mais uma vez! Os passageiros eram "fáceis" e a equipa era boa! 
Agora, nunca pensei que de facto fosse tão cansativo! Não sei se é do ambiente, se é do stress de fazer o serviço todo em tão pouco tempo, mas é cansativo! Cheguei a casa e só conseguia ver a cama a frente! E isto para um dia de trabalho de cerca de quatro horas! Imagino quando forem os voos grandes, de 10 horas, ou pior ainda, há voos de 16 horas... Nesses voos temos um compartimento só para os comissários, com pequenas camas, o CRC, ou Crew Rest Compartiment. E descansamos umas duas ou três horas durante o voo! O tempo de descanso depende da duração do voo também! Mas sobre isso falarei quando fizer um voo desses pela primeira vez! Até lá, vamos vendo!

Sem comentários: