terça-feira, 15 de julho de 2008

Sexta-feira, 11 de Julho de 2008

Ontem foi a graduação. Agora já é oficial, sou um sr comissário de bordo. Pode-se dizer que 99% do sonho já foi alcançado. Agora falta começar a voar. Todos os meus colegas já têm, pelo menos, os dois primeiros voos, os chamados supys (abreviatura de supernumerary). Eu no entanto não tenho ainda qualquer informação na minha roster (não sei ao certo o que significa, mas é qualquer coisa como escala de voos). Não tenho os meus supys, nem tenho nada ainda depois dos supys. Parece que se esqueceram de mim! E sim, já tenho tudo pronto para começar a voar. Tenho todas as licenças. Não percebo, mas pronto, toda a gente me diz para não me preocupar porque é normal.
Mas continuando, ontem foi a graduação. O dia em si foi algo chato. O que realmente interessou foi mesmo a parte de receber os documentos que ainda não tinhamos, e depois a cerimónia de receber os certificados. Depois disso foi toda a gente para casa preparar-se para a farra! É mesmo assim, no dia da graduação vai toda a gente jantar fora e sair até não aguentar mais! Nós fomos jantar a um hotel, já tinhamos tudo combinado de qq maneira, jantar buffet, com alcool à descrição, o que soube bem, uma vez que andava tudo meio seco nesse campo. Até termos as nossas licenças de alcool as coisas têm todas de ser mais calmas! Mas ontem, claro, não foi! Era dia de festa! Bebemos bastante ao jantar, claro, e depois fomos todos para uma discoteca que, eu pessoalmente não gosto muito, mas como fomos todos juntos, acabou por ser bom. Fomos surpreendidos por um dos instrutores, o nosso preferido, ter aparecido! Não me lembro que horas eram, mas quando o sítio fechou, fomos para casa duma colega minha, onde estivemos a jogar póquer (na verdade, jogamos duas vezes, e depois ficamos na conversa) e na conversa até as dez da manhã! Eu não me aguentei e ainda passei pelas brazas duas ou três vezes... Sou incapaz de fazer directas! Quando cheguei a casa esta manhã, pus-me a dormir, e foi sempre seguido até as seis da tarde! Um mergulho na piscina, e agora estou aqui!
O curso em si não foi díficil, mas exige atenção e esforço. Levantar cedo todos os dias, ter aulas, muitas vezes a ritmo acelarado, fazer trabalhos de casa, estudar, decorar muita coisa, tudo isto com o facto de ter uma mudança de casa a meio, mudança esta que não foi fácil, e junte-se a isto as saudades de casa que vão apertando, a dúvida de se estar a fazer o que é certo, sentir que se está a desaprender a língua materna, por falar uma língua estrangeira todos os dias, em todas as situações, viver com alguém que não é de todo a primeira escolha, mas antes uma imposição. Estas seis semanas não foram dificeis, mas foram cansativas!
O futuro? Bem, quero procurar uma outra casa, num sítio que goste mais, de preferência com pessoas com quem empatise mais, e começar a voar, para todo o sítio! Gostava de pelo menos uma vez voar para todos os destinos, que são cerca de 100. Mas acho que os que vou gostar mais são os dos Estados Unidos da América, New York, Los Angeles e San Francisco; os da Austrália e Nova Zelândia, Sydney, Brisbane, Melbourne e Perth, e Auckland e Christchurch; e os da China e do Japão; Shangai, Beijing e Guangzhou, e Osaka e Nagoya. Também quero ir a Hong Kong, Seychelles, Maldivas, Singapura e Istambul... Acho que estes são os que mais quero. Mas acima de tudo quero é voar, nem que seja já aqui para o lado, para a Arábia Saudita, ou para a India! Quero começar a fazer compras no duty free, ou nos países longínquos, trazer recordações para casa.

Sem comentários: